Estônia é 1º país a realizar eleições online

A Estônia vai se tornar, no dia 4 de marco, o primeiro país a eleger seu Congresso Nacional pela internet.
A nação europeia de 1,4 milhão de habitantes, localizada entre a Finlândia e Rússia, marcou para o início de março suas primeiras eleições gerais em que os eleitores poderão enviar seu voto para o tribunal eleitoral pela internet.
A eleição vai escolher os 104 parlamentares que formam o Congresso unicameral (não há Senado) do país. Os congressistas são responsáveis por indicar o primeiro-ministro, que exerce o poder executivo na Estônia.
De acordo com a comissão eleitoral do país, dos 904 mil cidadãos habilitados a votar, 40 mil efetuaram registro para votar pela internet. Para efetuar o voto, o usuário deverá plugar seu título eleitoral eletrônico numa porta USB de seu PC conectado à web e acessar o site da autoridade eleitoral.
O usuário precisa digitar duas senhas diferentes para votar. A primeira, libera o acesso do eleitor à cédula digital. Uma segunda senha é requisitada para confirmar o voto.
Desde que se tornou independente da antiga União Soviética, a Letônia tem dedicado esforços para tornar seu país uma base de serviços de tecnologia. Fica na Estônia, por exemplo, o maior escritório do Skype na Europa, onde são desenvolvidas novas versões do software de VoIP.
O sistema que será usado no dia 4 de março já foi testado em eleições municipais há dois anos no país e, recentemente, os eleitores cadastrados participaram de um teste em que foram convidados a escolher entre 10 animais da fauna nacional qual é o "verdadeiro rei da floresta". O fato de todos os testes terem sido bem sucedidos encorajou o Congresso a autorizar as eleições gerais online.

Nenhum comentário: